Cinco álbuns essenciais para conhecer Elton John

Em 2019 será lançado o filme Rocketman, filme que contará a história do cantor britânico Elton John. Seguindo os parâmetros de Bohemian Rhapsody, que tem o título de uma canção do Queen, Rocketman é o nome de uma das músicas de maior sucesso da carreira de Elton.

Além disso, Bohemian Rhapsody e Rocketman aproximam-se por também outros fatores, como o fato de que ambos têm suas histórias centradas em grandes nomes da música britânica – que tiveram momentos turbulentos em suas carreiras, problemas com drogas e eram homossexuais -, e são dirigidos pelo mesmo diretor, Dexter Fletcher.

Para conhecer um pouco sobre a carreira de Elton John antes do lançamento do filme, separamos cinco álbuns essenciais para quem quer descobrir um pouco da história desse grande ícone da música. Confira:

Goodbye Yellow Brick Road (1973)

Marcando o auge da popularidade de Elton, o LP duplo conta com hits como ‘Candle in the Wind’, ‘Bennie and the Jets’ e, claro, a faixa-título ‘Goodbye Yellow Brick Road’. Embora seja considerado o ponto comercial mais alto da carreira de Elton, o cantor ainda lançou músicas como ‘All the Girls Love Alice’, que conta a história de uma prostituta lésbica de apenas 16 anos.

Madman Across the Water (1971)

Uma marca registrada de Elton John e seu principal colaborador Bernie Taupin era a esquisitice em suas letras. Um grande exemplo disso é a faixa-título deste álbum, que mostra a perspectiva de um psicopata em um asilo. Além disso, Madman Across the Water tem a canção ‘Tiny Dancer’, que, mesmo tendo sido lançada há 47 anos, parece se tornar mais amada a cada ano que passa.

Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy (1975)

Embora quando este álbum tenha sido lançado a parceria entre Elton e Bernie fosse de poucos anos, ambos já sentiam um clima de nostalgia. Então, durante seu auge, Elton decidiu lançar um álbum conceitual sobre seus primeiros anos de carreira, levando o ouvinte a uma viagem para o meio dos anos 1960, acompanhando a história de um pianista e um compositor que lutavam para sobreviver.

Honky Château (1972)

Já famoso e de confiança na gravadora, finalmente Elton conseguiu ter liberdade criativa para seu novo álbum. Sua primeira atitude foi se livrar de todos os profissionais que a gravadora forçou participação na produção de seus álbuns anteriores. Os profissionais foram substituídos por sua banda de turnê e se instalaram em um château na França, onde produziram canções como ‘Honky Cat’ e ‘Rocket Man’, que dará nome a cinebiografia de cantor.

Don’t Shoot Me I’m Only the Piano Player (1973)

Apenas seis meses depois de ter lançado Honky Château, Eltou voltou ao château para fazer mais um álbum. As músicas saíam com grande facilidade de Elton e Bernie e eram constantemente tocadas nas rádios. Não era de se esperar que o novo álbum fosse diferente. Considerado mais uma obra-prima da carreira de Elton, o álbum conta com faixas como ‘Have Mercy on the Criminal’, ‘Daniel’ e ‘Crocodile Rock’.

Rocketman tem estreia marcada para o dia 31 de maio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *