Especial Vingadores | Conheças todos os inimigos dos Vingadores antes de Thanos

Thanos é, atualmente, a maior ameaça que os Vingadores devem enfrentar nos cinemas e isso não é mais novidade para ninguém. Porém, antes de enfrentarem o Titã Louco, os nossos queridos super-heróis já enfrentaram diversas outras ameaças, arriscando suas próprias vidas inúmeras vezes, com o objetivo de salvar o planeta.

Confira os vilões que já passaram pelo MCU:

Obadiah Stane (Monge de Ferro)

Obadiah Stane era o parceiro de negócios de Tony Stark e grande amigo de seu pai, Howard Stark. Após a morte de Howard, Stane tornou-se presidente interino da Stark Industries até que Tony Stark assumiu oficialmente pouco tempo depois. O ciúme de Stane do jovem Stark levou-o a unir forças com os Dez Anéis para organizar uma tentativa fracassada de assassiná-lo, para que Stane pudesse se tornar CEO mais uma vez. Quando este Stane falhou criou a Armadura dos Monges de Ferro e tentou matar o próprio Stark, levando à sua própria morte.

Emil Blonsky (Abominável)

Emil Blonsky é um ex-comandante de operações especiais dos fuzileiros navais britânicos, emprestado ao general Thaddeus Ross em seus esforços para capturar Bruce Banner. Blonsky foi injetado com uma variante replicada do Soro de Super Soldado e posteriormente foi transfundido com o sangue irradiado por radiação de Banner, fazendo com que ele se transformasse no Abominável, de mesmo tamanho do Hulk. Depois de um tumulto no Harlem, foi derrotado por Hulk e capturado por Ross.

Pouco depois de sua derrota, o Conselho de Segurança Mundial desejou que Blonsky acrescentasse à Iniciativa Vingadores, forçando Phil Coulson a enviar Tony Stark como representante para impedir sua indução. Blonsky foi então mandado para a custódia de S.H.I.E.L.D., que o manteve em uma instalação no Alasca.

Ivan Vanko (Chicote Negro)

Ivan Antonovich Vanko era um físico russo e filho do cientista Anton Vanko. Quando o pai de Vanko morreu sem dinheiro devido às ações de Howard Stark, Vanko jurou se vingar atacando o filho de Howard, Tony. Recriando um Arc Reactor baseado no design de seu pai e projetando uma armadura similar à do Homem de Ferro, Vanko atacou Stark em Mônaco, após o qual ele foi encarcerado. Depois que ele foi atacado por Justin Hammer, que o recrutou, Vanko sequestrou o Hammer Drones, assim como a Mark I do Máquina de Combate, em uma tentativa de assassinar Stark e destruir seu legado. Ele foi derrotado pelos esforços combinados de Homem de Ferro e Máquina de Combate, após ter escolhido terminar sua vida iniciando um recurso de autodestruição dentro de sua armadura.

 

Loki

Irmão adotivo de Thor e filho biológico de Laufey. Pouco depois de seu nascimento, Loki foi abandonado e deixado para morrer. Encontrado pelo rei Asgardiano Odin, ele foi levado para Asgard e criado por Odin e sua esposa Frigga como um príncipe Asgardiano, junto com seu verdadeiro filho biológico, Thor. Quando ele cresceu, ele ficou conhecido como o “Deus da Trapaça”. Quando Thor deveria ser coroado Rei, Loki havia sabotado a coroação deixando os Gigantes de Gelo atacarem Asgard, levando Thor a buscar vingança em Jotunheim, o que resultou no banimento de Thor para a Terra e Loki descobrindo a verdade sobre sua herança.

Transportado pelo buraco de minhoca para o Santuário, Loki encontrou O Outro, um servo do Titã Louco Thanos, que deu a ele um poderoso Cetro e comandou seu exército de Chitauri para que Loki conquistasse a Terra, sob a condição de que Loki adquirisse o Tesseract para Thanos. Uma vez que ele veio para Midgard, Loki conseguiu tomar posse do Tesseract e usou seu poder para abrir um buraco de minhoca sobre Nova York e causou a Invasão Chitauri, mas todos os esquemas de Loki foram finalmente derrotados pelos Vingadores. Thor devolveu-o a Asgard como seu prisioneiro, onde Odin o condenou a passar o resto de sua vida nas Masmorras de Asgard, como punição por seus crimes.

Durante seus momentos finais em Asgard, Loki tirou o Tesseract do cofre de Odin e, após a Destruição de Asgard, escolheu ficar ao lado de seu irmão e apoiar sua ascensão ao trono. As consequências de seu acordo com Thanos logo voltariam para assombrar Loki, no entanto, o Titã Louco e sua Ordem Negra interceptaram os Asgardianos enquanto eles estavam indo para a Terra. No caos que se seguiu, Loki tentou matar o Titã Louco, que respondeu levantando-o. Loki insultou Thanos, dizendo-lhe que ele nunca seria um deus, por isso o titã quebrou seu pescoço, terminando o reinado do Deus da Trapaça.

Johann Schmidt (Caveira Vermelha)

Johann Schmidt é o ex-chefe da HYDRA, uma divisão especial de armas do Schutzstaffel e a encarnação moderna da antiga sociedade HYDRA. Um cientista brilhante em seu próprio direito, ele lutou através das fileiras da elite nazista para se tornar um confidente do próprio Adolf Hitler. No entanto, sua ambição de se tornar um homem superior levou-o a testar uma versão imperfeita do Soro do Super-Soldado em si mesmo, que o transformou na horripilante Caveira Vermelha. Depois de estar em posse do Tesseract e seu poder inimaginável, ele decidiu dar as costas ao Terceiro Reich e governar o mundo sozinho. No entanto, com a Segunda Guerra Mundial, seus planos seriam desafiados pelo único super soldado aliado, o Capitão América. Em 1945, Schmidt lançou sua ofensiva, com a intenção de trazer os Estados Unidos de joelhos, mas ele foi interceptado pelo Capitão América e desapareceu quando ele tocou o Tesseract com as próprias mãos.

Schmidt foi teletransportado para Vormir, onde ficou preso em um estado de purgatório, tornando-se o Stonekeeper, um espectro que aconselha aqueles que procuram a pedra da alma. Depois de mais de setenta anos em Vormir, Schmidt conheceu Thanos e Gamora, que procuravam a pedra. Ele os conduziu até lá e desapareceu depois que Thanos sacrificou sua filha e reivindicou a pedra. Com Thanos obtendo com sucesso a pedra, a maldição de Schmidt foi quebrada, e ele estava livre para deixar Vormir e perseguir seus próprios objetivos mais uma vez.

Aldrich Killian (Mandarim)

Aldrich Killian foi o fundador e CEO da Advanced Idea Mechanics. Quando Tony Stark recusou-se a juntar-se à sua pesquisa, Killian participou no desenvolvimento de Extremis, reunindo um grupo de soldados reforçados por Extremis sob o seu comando. Para mascarar suas atividades ilegais como ataques terroristas, ele criou uma persona terrorista idealizada conhecida como o “Mandarim”, retratada pelo ator Trevor Slattery, para servir como seu procurador, sem saber que o verdadeiro Mandarim realmente existia. Killian também havia conspirado com o vice-presidente Rodriguez em uma tentativa de assumir o controle tanto dos Estados Unidos quanto da Guerra ao Terror, e manipulá-los para obter lucro. No entanto, assim que Killian sequestrou Pepper Potts e Matthew Ellis, ele foi confrontado pelo Homem de Ferro que conseguiu derrotar seus planos com a ajuda da Legião de Ferro e Potts.

Malekith

Malekith era o líder totalmente cruel dos Elfos Negros, uma raça de seres considerados mais antigos que o próprio universo. Nascido em um reino de total escuridão, Malekith liderou seu povo em uma guerra contra os Asgardianos, usando uma arma antiga conhecida como Éter. Acreditava-se que eles tenham sido destruídos há milhares de anos durante uma batalha final contra o Rei Asgardiano Bor. Malekith sobreviveu, no entanto, e depois de se esconder por milhares de anos, ele retornou durante a Convergência e tentou retomar o Éter e usar seu poder para transformar o universo, mergulhando-o de volta na escuridão eterna. Antes que sua tentativa pudesse ter sucesso, no entanto, Malekith e seus exércitos foram finalmente derrotados pelo neto de Bor, Thor, na Batalha de Greenwich, resultando na eventual morte de Malekith.

Bucky Barnes (Soldado Invernal)

Durante uma tentativa de capturar o cientista da HYDRA, Arnim Zola, Barnes foi pego em uma emboscada e despencou centenas de metros do trem da HYDRA. Como nenhum corpo foi recuperado, ele foi considerado morto, mas oficialmente listado como desaparecido.

Sem o conhecimento de sua equipe, Barnes realmente sobreviveu ao ataque ao trem de Zola, embora com a perda de seu braço esquerdo. Com lavagem cerebral e armado com um novo membro cibernético, Barnes acabou se tornando um agente da HIDRA aprimorado, conhecido como Soldado Invernal. Nas décadas seguintes, ele eliminaria qualquer um que representasse uma ameaça à HYDRA, incluindo seu ex-aliado Howard Stark e a esposa de Howard, Maria. Entre suas missões, Barnes seria colocado em uma estase criogênica para garantir sua longevidade. Mais de meio século depois, quando foi ordenado pelo atual líder da HIDRA, Alexander Pierce, para assassinar o diretor da S.H.I.E.L.D, Nick Fury, o Soldado Invernal, foi inesperadamente confrontado por seu velho amigo, Steve Rogers, o que o levou a começar a lembrar de sua vida anterior.

Ronan

Ronan era um membro radical da raça Kree e um militarista feroz e genocida. Em 1995, durante a Guerra Kree-Skrull, Ronan trabalhou com Yon-Rogg e Starforce após a emboscada contra Torfa para acabar com os últimos refugiados Skrull. Ronan e os acusadores foram então chamados para derrubar ogivas no Planeta C-53 para eliminar a oposição remanescente de Skrull, mas foi forçado a recuar quando a Capitã Marvel lançou uma contra-ofensiva contra os Kree, prometendo uma retribuição.

Em 2014, ainda mais revoltado com um tratado de paz entre o Império Kree e Xandar, Ronan iniciou uma nova campanha para erradicar os Xandarians forjando uma aliança com Thanos, oferecendo o Orb em troca da destruição de Xandar. Após uma longa busca, Ronan adquiriu o Orb, mas depois de ter visto suas verdadeiras capacidades destrutivas, traiu Thanos e escolheu tomar o poder do Orb para si mesmo. Usando seu poder recém-descoberto, ele atacou Xandar, mas foi derrotado e morto pela força combinada dos Guardiões da Galáxia.

Ultron

Ultron foi um programa de manutenção da inteligência artificial criado por Tony Stark com um código descriptografado derivado da Pedra da Mente, de dentro do cetro de Loki, redefinido por Tony com a ajuda de Bruce Banner, com a intenção de proteger a Terra de toda e qualquer ameaça doméstica e extraterrestre vindo no futuro. Possuindo múltiplos corpos hospedeiros sob seu controle, bem como uma variante da personalidade de Stark, Ultron logo considerou a própria humanidade como a maior ameaça à paz na Terra e tentou criar sua singularidade tecnológica cometendo genocídio contra eles.

Com a assistência inicial de gêmeos aprimorados Pietro e Wanda Maximoff, Ultron fragmentou brevemente todos os Vingadores, mas foi abandonado por seus aliados quando descobriram a verdade de suas intenções genocidas. Sozinho, Ultron tentou usar um dispositivo composto de tecnologia Vibranium e Chitauri para levantar Novi Grad, um estado Sokoviano, e usá-lo como um meteoro para acabar com toda a humanidade. Ultron quase teria conseguido, mas tanto ele quanto seus planos foram frustrados pelos Vingadores. No entanto, mesmo após a derrota e a destruição final de Ultron, o resultado de suas ações deixou o mundo no limite, colocando a perspectiva pública sobre os Vingadores sob uma nova luz, assim como levou à criação do Acordo de Sokovia como um resultado direto.

Darren Cross (Jaqueta Amarela)

Darren Cross era o protegido de Hank Pym, porém acabou passando a perna em seu mentor, tornando-se CEO da Pym Technologies, que renomeou como Cross Technologies. Sua obsessão com a criação anterior de Pym das Partículas de Pym fez com que ele tentasse replicar sua própria versão, que ele então pretendia vender para organizações terroristas como a HYDRA e os Dez Anéis. Usando sua própria versão do traje de Homem-Formiga, ficando conhecido como Jaqueta Amarela, ele tentou cumprir a transação, mas foi desafiado por Pym e Hope van Dyne, que destruíram sua pesquisa com a ajuda de Scott Lang. Enlouquecido pelo fracasso, Cross tentou assassinar Lang e sua família e acabou desaparecendo após a batalha.

Helmut Zemo

O Coronel Helmut Zemo é um cidadão sokoviano que se tornou um mentor terrorista que buscou vingança contra os Vingadores depois de perder sua família na Batalha de Sokovia, tornando-se obcecado em derrotá-los e destruí-los. Sabendo que ele não era páreo para os Vingadores, ele planejou que eles destruíssem uns aos outros, primeiro enquadrando o Soldado Invernal para o assassinato de T’Chaka, fazendo com que o Capitão América defendesse seu amigo mais próximo do mundo. Essa ação causou a Guerra Civil dos Vingadores na qual o Homem de Ferro liderou uma caçada ao Soldado Invernal e Zemo permitiu que o Homem de Ferro descobrisse que o Soldado Invernal também era responsável pela morte de seus pais. Com os Vingadores em ruínas, Zemo então tentou cometer suicídio, mas foi parado pelo Pantera Negra e entregue a Everett Ross para sua prisão.

Dormammu

Dormammu é uma entidade interdimensional que possui níveis apocalípticos de poder sobrenatural e é o regente da Dimensão das Trevas. Dormammu convenceu Kaecilius a usar seu poder para destruir os Mestres das Artes Místicas e trazer a Dimensão das Trevas para a Terra. Antes que Dormammu pudesse completar seus planos, ele foi confrontado por Doutor Estranho, que usou o Olho de Agamotto para prender Dormammu em um loop infinito de tempo até que ele concordou em deixar a Terra e levar Kaecilius com ele.

Adrian Toomes (Abutre)

Adrian Toomes é o ex-proprietário da Toomes Salvage Company, com sede em Nova York, que optou por ser um criminoso depois que ele perdeu seu sustento como Controle de Danos, criada entre o governo federal e Tony Stark. Recrutando seus colegas de trabalho e se equipando com um exo-terno voador criado a partir da tecnologia Chitauri que ele havia roubado, Toomes assumiu a identidade de Abutre e passou os quatro anos seguintes roubando as armas avançadas para vender no mercado negro. As atividades de Toomes foram notadas pelo Homem-Aranha, forçando-o a caçar o jovem herói. Durante seu confronto final, o Homem-Aranha derrotou Abutre, porém salvou sua vida, e em gratidão Toomes se recusou a revelar a verdadeira identidade do Homem-Aranha para seus detentos.

Hela

Hela Odinsdottir era a deusa Asgardiana da Morte e ex-executora de Asgard. Presa em Hel por milênios por seu pai Odin, Hela foi libertada de sua prisão após a morte de seu pai e foi logo restaurar seu poder sobre Asgard, enquanto simultaneamente se envolve em uma série de encontros com seus irmãos mais novos, Thor e Loki. Ganhando poder de Asgard, Hela planejou governar Asgard e criar um Império Asgardiano. Quando o povo de Asgard se recusou a se curvar a ela, Hela começou a massacrar os exércitos de Odin e escravizar o povo, enquanto recrutava Skurge para ser seu próprio Executor no processo. Eventualmente, no entanto, Thor retornou com os recém-formados Revengers e, em seguida, reengajou Hela, que resultou em Loki desencadeando Surtur, que então destruiu Asgard, finalmente causando Ragnarök e matou Hela como resultado.

N’Jadaka (Erik “Killmonger” Stevens)

N’Jadaka, também conhecido como Erik Stevens, era um ex-soldado da Marinha de origem wakandana através de seu pai, o príncipe N’Jobu. Sua selvageria enquanto servia na unidade de operações militares dos EUA, lhe rendeu o apelido de Killmonger. Anos depois, T’Chaka matou seu pai por trair Wakanda. Killmonger então planejou destronar à força seu filho e herdeiro T’Challa a fim de realizar o plano de seu pai de tomar o controle do mundo usando toda a tecnologia Vibranium de Wakanda e parar a opressão de pessoas de ascendência africana em todo o mundo. Manipulando e depois matando Ulysses Klaue para obter acesso a sua cidade, Killmonger aparentemente matou T’Challa durante seu combate ritual e assumiu o trono. Pouco antes de Killmonger desencadear seus planos, o Pantera Negra retornou e desafiou Killmonger, eventualmente derrotando-o e matando-o durante a batalha final.

Vingadores: Ultimato chega aos cinemas em 25 de Abril.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *